Bastos Golf Clube

Noticias

Bastos Golf Clube: da persistência de visionários a 50 anos de história

Por Jornal Tribuna de Bastos

Bastos não tem somente vocação para o esporte, como também se destaca por ser terreno fértil para algumas modalidades não muito difundidas no Brasil. É o caso do golfe. Sua consolidação na cidade começou com a determinação e perseverança de um grupo de 11 amigos, liderado por um visionário, Tsuneki Yoshiura, mais conhecido por Nelson. Eles formavam um grupo que se reunia pra jogar tranca, até que um dia, Nelson, o único que já praticava golfe em clubes de São Paulo, lançou a ideia de formar um núcleo da modalidade em Bastos. A sugestão foi prontamente abraçada por seus companheiros, embora nunca tivessem visto um taco de golfe sequer. Sem saber, eles colocavam para germinar a semente do Bastos Golf Clube (BGC), que completou 50 anos em fevereiro.


A turma era formada por Yoshinori Asakawa, Shigheru Kobayashi, Ayao Gobara, Tohoru Nishi, Yukio Higahi, Yoshiharu Morishita, Giro Shigihara, Shiguetoshi Takata, Tomotsu Maki e Kosako Mizuno.
Proativo, na próxima viagem que fez a São Paulo, Nelson voltou com tacos e bolas. Era início de 1969, quando improvisaram uma área para jogar, gentilmente cedida na Seção Cascata e onde hoje está situada a Granja Murakami. Ali, o mentor do plano esmerou-se no ensinamento dos fundamentos básicos do golfe aos amigos que, ainda sem jeito, ensaiaram as primeiras tacadas em um pasto com grama aparada.


O primeiro campo, ainda improvisado, foi instalado na propriedade do industrial Michinoshin Ishibashi. Era uma área maior, cedida em caráter experimental pelo prazo de um ano. Tinha nove buracos e uma estrutura ainda rudimentar. Além dos pioneiros, outros imigrantes japoneses e descendentes, dentre os quais muitos casais, tornam-se adeptos da novidade, o que animou o grupo a acalentar seriamente o projeto de construção de um campo de verdade.


Aquisição da Área

Várias propriedades foram sondadas, até que surgisse uma na Seção Glória II que, por suas características, foi considerada a melhor para essa finalidade. Eram 20 alqueires e pertenciam ao bastense Takeshi Tsuboi, na época residente em Dracena. Quem prospectou a área foi Tohoru Nishi, que por ser amigo do proprietário teve com ele a primeira conversa a respeito do assunto. Depois de resistir à ideia de vendê-la, o dono acabou cedendo à insistência do grupo.


Agora era preciso levantar a cifra necessária para efetivar a transação. Os amigos decidiram dividir o valor em cotas e comercializá-las, de tal forma que 50 resultariam na conta exata. Ao final, venderam 100 cotas. Só o então presidente da Fiação de Seda Bratac, o saudoso Kenji Amano, homônimo do avicultor e presidente do Bastos Golf Clube no mandato anterior, ficou com 30 cotas. O executivo residira nos Estados Unidos, onde praticava o golfe, e em nível local foi um dos seus maiores entusiastas. Tanto que consta como sócio nº 1 do clube bastense, uma forma de reconhecimento ao seu incondicional apoio. O extinto Banco América do Sul também se destacou na compra de cotas.


Obra

Começava, então, outra difícil etapa: a limpeza da área. Sob a orientação de Nelson Yoshiura, tratores e roçadeiras cedidas pelos sócios entraram em operação. Mas o trabalho exigia máquinas mais robustas. O então prefeito Massaharu Matsubara acatou o pedido e direcionou maquinário e equipamentos para o local. Muitos dos amigos pioneiros do golfe em Bastos trabalharam árdua e incansavelmente para transformar o sonho em realidade. Após a conclusão dos serviços de limpeza, foi dada a largada à construção do traçado do campo. Também nessa etapa, Nelson Yoshiura teve participação determinante, pois, além de conhecer vários clubes de golfe, peregrinou por boa parte deles exclusivamente com o objetivo de buscar informações pormenorizadas. E contou com o apoio decisivo do presidente da Bratac, que por ser praticante de golfe havia muitos anos tinha igualmente conhecimento de causa para dar sua parcela de contribuição nesse aspecto.

A grama foi ‘importada’ do PL Golf Club, sediado em Arujá, na região metropolitana de São Paulo e do Clube de Golfe de Campinas. Foi também de Nelson a ideia de construir no campo as réplicas do Pão-de-Açúcar e do Monte Fuji e, assim, simbolizar a amizade entre o Brasil e o Japão com dois dos mais importantes cartões postais do mundo. No entorno do campo foram plantados ipês amarelos e roxos e pinus canadenses.
O Bastos Golf Clube foi oficialmente inaugurado aos 2 de fevereiro de 1971, com campo de nove buracos. O primeiro presidente foi Tomotsu Maki e eram 123 os sócios fundadores.

Cartão postal, BGC oferece várias opções de lazer a 220 sócios de 18 municípios

Decorridas cinco décadas de sua fundação, o Bastos Golf Club, mais belo cartão postal do município, tem 202 associados de Bastos e mais 18 cidades: Adamantina, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Birigui, Dracena, Guararapes, Itapeva, Marília, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Rancharia, Tupã, Penápolis, Pirapozinho, Pompeia, Presidente Prudente e São Paulo.

Dentre os muitos torneios de golfe que o clube realiza, destacam-se o Aberto, o da Festa do Ovo, o ProTour (exclusivo para profissionais). Carnaval, Festa Junina, Undokai (gincana de confraternização), Bonenkai (festa de final de ano) e Reveillon são os principais eventos do seu calendário social.

O clube oferece ainda um amplo rol de opções aos sócios, graças às profícuas administrações que se sucederam ao longo do período. Além do campo de golfe, que em 2000 passou a ter 18 buracos, o BGC dispõe de três quadras de tênis de saibro, três quadras de beach tennis, piscina semiolímpica, piscina para crianças, campo de futebol society, quadra poliesportiva e sauna, além de salão de festas e bar climatizados.

Planos do presidente contemplam vários esportes, para todas as idades, e eventos

O mais jovem presidente da história do Bastos Golf Clube, filho de golfistas amadores, Edison e Dulce Yoshikawa, e praticante da modalidade desde os 6 anos de idade, aos 42 anos Leonardo Yoshikawa preside a agremiação desde fevereiro deste ano.
Eleito por aclamação, Léo, como é mais conhecido, assumiu a presidência diante de uma situação inusitada, que paralisou o mundo: a pandemia de Covid. A nova diretoria foi obrigada a adiar a largada de uma série de planos.

Agora, com o arrefecimento dos indicadores da pandemia e a flexibilização das medidas sanitárias, as novas propostas começam a ser materializadas. E contemplam vários setores do clube.

“Pretendemos realizar mais eventos e torneios de golfe, tênis, beach tennis, natação, entre outros, para todas as idades. E voltaremos a incluir o Reveillon no calendário de eventos”, antecipou.

Especificamente quanto ao golfe, o plano é promover a renovação dos quadros de golfistas. O primeiro passo foi dado nesse sentido, com a realização do Torneio Kids, que reuniu 24 crianças e adolescentes no dia 12 de outubro.

 
publicado em 03/12/2021 - 06:32:59

 
 
 
Lollipop
Artabas
 
 

2009 Copyright © Todos os direitos reservados Bastos Golf Clube - Desenvolvido por: Oeste Sistemas